Tema 1 - APROXIMAÇÃO

Inovar na educação requer estudo, motivação dos envolvidos e criação de novos recursos de aprendizagem, de acordo com o contexto em que estão inseridos os sujeitos aprendentes e ensinantes. O uso de metodologias ativas e/ou tecnologias na educação não vai garantir o aprendizado, mas melhora o caminho a ser trilhado na busca do mesmo.
Nas leituras referentes ao tema 1, ficou claro que, a todo momento, o docente precisa buscar novos recursos, sejam eles tecnológicos ou não, para possibilitar um aprendizado mais prazeroso e, ao mesmo tempo, concreto dos estudantes. Para isso, ele precisa estar consciente que, às vezes, precisará lançar mão de estratégias diversas, levando em consideração, por exemplo, que nem todo estudante é um nativo digital, que os mesmos têm limitações e que, por vezes, será necessário o uso de metodologias mais tradicionais na busca do aprendizado. 
A educação é viva e "plástica", ou seja, está sendo moldada a todo momento, diante disso, a consciência de que nada está estabelecido e estanque é extremamente necessária. Sendo assim, a revisão de nossas práticas enquanto docentes deve ocorrer a todo momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de tecnologia na educação

UM POUCO SOBRE MIM